Perineurioma esclerosante: relato de caso e revisão da literatura – Revista Anais Brasileiros de Dermatologia

dezembro 16, 2015

O perineurioma esclerosante é uma neoplasia benigna rara,constituída exclusivamente por células com diferenciação perineural, dispersas em meio a estroma fibroso denso. Acomete preferencialmente a pele dos quirodáctilos e das regiões palmares e se apresenta como pápula ou nódulo firme, normocrômico e assintomático. Apresentamos um caso de perineurioma esclerosante localizado na região palmar esquerda de uma paciente feminina de 16 anos de idade, com detalhada demonstração dos aspectos clínicos, histopatologia e revisão da literatura publicada em língua inglesa.

Thiago Jeunon de Sousa Vargas1, Maria Auxiliadora Jeunon Sousa2, Ana Luisa Sobral Bittencourt Sampaio3, José Dib Mourad4, Geoffrey J. Golttlieb5

1Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), médico e preceptor do Serviço de Dermatologia do Hospital Geral de Bonsucesso, médico do Laboratório ID – Investigação em Dermatologia S/C Ltda. – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diretora do Laboratório ID – Investigação em Dermatologia S/C Ltda. e professora auxiliar aposentada do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mestranda do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/Universidade Federal do Rio de Janeiro e médica do Laboratório ID – Investigação em Dermatologia S/C Ltda. – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, mestre e doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor adjunto aposentado do Departamento de Cirurgia-Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Detentor de certificado pelo American Board of Medical Specialties (Estados Unidos da América) em Dermatopatologia e Anatomia Patológica, diretor da Ackerman Academy of Dermatopathology, New York (NY), USA.

Recebido em 21.7.2009. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 31.7.09.

Veja a publicação