Hidradenite supurativa tratada com infliximabe – Revista Anais Brasileiros de Dermatologia

dezembro 16, 2015

A hidradenite supurativa é doença inflamatória de difícil tratamento. Recentemente, a terapia anti-TNF alfa, com anticorpos monoclonais (“terapia biológica”), tem sido apontada como uma alternativa. No entanto, ensaios clínicos avaliando a eficácia destas drogas na hidradenite supurativa, ainda não foram publicados. Apresentamos um caso no qual o uso do infliximabe não resultou em melhora clínica expressiva.

Daniel Lago Obadia1, Egon Luiz Rodrigues Daxbacher2, Thiago Jeunon3, Alexandre Carlos Gripp4

1Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pós-graduado em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor substituto do Serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pós-graduado em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor substituto do serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Residência em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Médico/preceptor do Serviço de Dermatologia do Hospital Geral de Bonsucesso – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Especialista em dermatologia pela SBD. Residência em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor assistente de dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 17.9.2008. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 9.7.09. * Trabalho realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Obadia DL, Daxbacher ELR, Jeunon T, Gripp AC. Hidradenite supurativa tratada com infliximabe. An Bras Dermatol. 2009;84(6):695-7.

Veja a publicação